Brasão

Câmara Municipal de Araraquara

Consulta

Tipo: Anais da Casa

Data: 14/08/2025

Protocolo: 07592/2025

Situação: Em andamento

Regime: Ordinário

Quórum: Maioria simples - Votação simbólica

Autoria: PAULO LANDIM

Assunto: Inserção no arquivo histórico da Câmara Municipal a edição Especial da Revista “A Gazeta Esportiva Ilustrada”, datada de 2012, intitulada “De Antoninho a Tonhão: 80 anos de História”

Texto: Requeiro, observado o artigo 211-A do Regimento Interno, a Inserção no arquivo histórico da Câmara Municipal a edição Especial da Revista “A Gazeta Esportiva Ilustrada”, datada de 2012, intitulada “De Antoninho a Tonhão: 80 anos de História”

Justificativa: O conteúdo apresenta um breve resumo de sua trajetória de António Ersio Faccio no esporte e registra uma parte da história da nossa Associação Ferroviária de Esportes (AFE). Tonhão começou sua vida no esporte perto de casa, na Associação Atlética Ferroviária. Também atuou na Associação Desportiva Araraquara (ADA) e, com muito esforço e destaque, chegou a atuar pela AFE, nossa Associação Ferroviária de Esportes. Vestindo a camisa grená, atuou como Zagueiro entre 1954 e 1955 e depois de 1957 a 1963. Representando a AFE, Tonhão participou do amistoso entre Ferroviária e Seleção Brasileira, em jogo preparatório antes da conquista do bicampeonato mundial. Em uma partida dividida em três períodos, Antoninho enfrentou atletas como Djalma Santos, Belini, Nilton Santos, Didi, Zito, Garrincha, Pelé, Zagalo, entre outros. Ainda pela Ferroviária, Antoninho realizou duas excursões internacionais: Europa (1960) e África (1962). O ex-jogador também defendeu Palmeiras, Ponte Preta, XV de Piracicaba e Barretos. No esporte, também foi diretor de futebol da Ferroviária. Nessa edição, está registrada a foto em que ele que o zagueiro cobra o Rei Pelé em nossa Arena da Fonte. Enquanto atuava pela Ferroviária, foi citado pelo próprio como uma das zagas mais difíceis de passar, ao lado de sua dupla Rodrigues. Mesmo que tenha nascido em Ibaté, mudou-se para Araraquara ainda garoto, onde casou-se e fixou residência. Em 1999, o Decreto Legislativo nº380 da Câmara Municipal de Araraquara garantiu que ele ganhasse a honraria de Cidadão Araraquarense. Por toda essa trajetória registrada, por representar um cidadão da nossa morada e nossa amada Ferroviária, essa edição da “A Gazeta Esportiva Ilustrada” é digna do arquivo histórico da Câmara e da história de Araraquara.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Arquivo 1 .pdf 14/08/2025 4,3 MB

Voltar