Brasão

Câmara Municipal de Araraquara

Sino.Siave 8

Data: 18/03/2025

Protocolo: 02820/2025

Guichê: 17235 - 18/03/2025

Situação: Aguarda resposta

Regime: Ordinário

Autoria: CORONEL PRADO

Assunto: Indica a necessidade de fiscalização do Centro de Controle de Vetores e Fauna Sinantrópica no imóvel localizado na Avenida João Soares de Arruda, n.º 1.088.

Texto: Indica a fiscalização do imóvel localizado na Avenida João Soares de Arruda, n.º 1.088, no bairro Jardim Universal, nesta cidade, por parte do Centro de Controle de Vetores e Fauna Sinantrópica, devido à intensa infestação de pombos-domésticos (Columba livia).

Justificativa: A presente indicação justifica-se, pois os animais ocupam praticamente to-do o telhado da residência, aparentemente atraídos por comedouros dispostos no lo-cal. Essa situação tem causado transtornos à vizinhança, como acúmulo de sujeira e preocupações quanto às doenças que podem ser transmitidas pelas fezes das aves, representando um risco à saúde pública. Ademais, os pombos podem ser portadores de fungos, bactérias e parasitas, transmitindo doenças para humanos por meio de suas fezes, penas e secreções. Algumas das principais são: a) Criptococose: Doença fúngica causada pelo Cryptococcus neoformans, presente nas fezes dos pombos. Pode afetar os pulmões e o sistema nervoso central; b) Histoplasmose: Infecção pulmonar causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, que cresce em fezes de aves e pode ser inalado; c) Ornitose (Psitacose): Causada pela bactéria Chlamydia psittaci, provoca febre, pneumonia e sintomas respiratórios; d) Salmonelose: Bactéria Salmonella pode estar presente nas fezes secas dos pombos e contaminar alimentos e água; e) Alergias e doenças respiratórias: Poeira de fezes secas pode causar crises alérgicas e problemas respiratórios, como bronquite e asma. Além disso, a calçada do referido imóvel encontra-se em péssimo estado de conservação, com buracos e acúmulo de sujeira, dificultando a passagem de pedestres e oferecendo riscos de acidentes. Diante do exposto, solicita a adoção de medidas cabíveis com urgência, visando mitigar os riscos e garantir a salubridade e segurança da região. Certo de contar com vossa especial atenção para esta demanda, aproveita a oportunidade para externar protestos de elevada estima e consideração.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Arquivo 1 .pdf 18/03/2025 1,2 MB

Tramitações

3

Remetente: Gerência de Gestão da Informação

Destinatário: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA - CHEFIA GABINETE

Envio: 19/03/2025

Objetivo: Encaminhado

2

Remetente: Gerência de Expediente Legislativo

Destinatário: Gerência de Gestão da Informação

Envio: 18/03/2025

Objetivo: Encaminhar à prefeitura

1

Remetente: Gerência de Expediente Legislativo

Destinatário: Presidência

Envio: 18/03/2025

Objetivo: Encaminhado

Resposta: 18/03/2025

Resultado: Deferido

Voltar