Brasão

Câmara Municipal de Araraquara

Sino.Siave 8

Data: 19/05/2022

Protocolo: 04972/2022

Situação: Retirada pelo autor

Autoria: FILIPA BRUNELLI

Assunto: Indica que seja criado uma exposição permanente sobre a ancestralidade africana religiosa e cultural no município de Araraquara.

Texto: Indico ao Senhor Prefeito Municipal, a necessidade de entrar em entendimento com o departamento competente, no sentido de proceder, com a criação de uma exposição permanente sobre a ancestralidade africana religiosa e cultural no município de Araraquara.

Justificativa: Tal pedido justifica-se, pois, é necessário garantir a pluralidade de culturas e a preservação da memória da formação cultural e social do nosso município, tendo em vista que de acordo com a Lei nº 10.286, de 11 de agosto de 2021, os cultos e liturgias de religiões de matriz africana são declarados como patrimônios culturais imateriais do Município de Araraquara. A cultura e a religião de matrizes africanas, sempre estiveram presentes e resistem até os dias de hoje, apesar de toda tentativa de apagamento histórico e do racismo enfrentados por aqueles que lutaram e seguem lutando pela preservação das mesmas. Infelizmente, não contamos com o registro dessa história nos museus e exposições da nossa cidade, sendo assim, peço que haja uma exposição permanente sobre a ancestralidade africana religiosa e cultural no município, de forma à garantir que essas histórias sejam contadas e a cultura e memória preservadas.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Arquivo 1 .pdf 19/05/2022 118,7 KB

Voltar