Indicação nº 5419/2021
Data: 09/12/2021
Protocolo: 10186/2021
Guichê: 77537 - 10/12/2021
Situação: Aguarda resposta
Regime: Ordinário
Autoria: FABI VIRGÍLIO
Assunto: Indico a criação de um programa de complementação de renda voltado para a melhoria da qualidade de vida de pessoas idosas, não só dentro da perspectiva econômica, mas também com o objetivo de mantê-las ativas, dentro das normativas propostas pela ONU.
Texto: Indico a criação de um programa de complementação de renda voltado para a melhoria da qualidade de vida de pessoas idosas, não só dentro da perspectiva econômica, mas também com o objetivo de mantê-las ativas, dentro das normativas propostas pela ONU.
Justificativa: Em dezembro de 2020, a Organização das nações Unidas (ONU) definiu a década de 2021 até 2020 como a Década do Envelhecimento Saudável. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Década tem como objetivo reunir esforços do poder público, sociedade civil e setor privado, academia e mídia no sentido de fomentar ações que promovam uma melhor qualidade de vida e acesso dos idosos a mercados de trabalho e financeiros e a demanda por bens e serviços, como educação, habitação, cuidados de longa duração, proteção social e informação. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), há consciência do envelhecimento populacional, mas ainda não existem ações concretas voltadas para as pessoas mais idosas continuarem inseridas na sociedade e acessarem o direito de viverem essa fase da vida com qualidade potencializando capacidades e resiliência dessas pessoas. Ainda segundo a OPAS, o continente americano tem sido ativo no sentido de promover qualidade de vida, mas instabilidade política e econômica, a alta diversidade e as desigualdades exigem mais. É preciso que as sociedades, com ênfase para o nosso continente, pensem em mecanismos para promover uma velhice onde as pessoas tenham recursos básicos necessários para uma vida com sentido e dignidade, e não encontrem barreiras para uma boa saúde, apoio social e bem-estar. Segundo estimativas de pesquisas feitas pela Universidade Federal de São Carlos, em Araraquara (SP), 13,95% da população eram idosos em 2010. Em 2016, eram 15,9%, e, em 2030, a projeção é que serão 22,53%. Em nosso gabinete, tem sido recorrente as demandas de idosos que estão ativos procurando atividades, remuneradas ou não, que possam lhes trazer sentido, dignidade e, muitas vezes, condições financeiras para a melhoria de sua qualidade de vida física e mental, portanto, a exemplo do Programa Jovem Cidadão, iniciativa importantíssima da Prefeitura de Araraquara que colabora com a inserção de jovens no mercado de trabalho, indicamos a criação de um programa que possa inserir esses idosos em um contexto laboral, com ajuda de custo que lhes garanta uma velhice ativa e digna. Na expectativa de uma breve manifestação a respeito, ensejo reiterar meus votos de estima e apreço. Atenciosamente,
Tipo | Descrição | Extensão | Data | Tamanho |
---|---|---|---|---|
Arquivo 1 | 09/12/2021 | 122,2 KB |
Tramitações
Remetente: Gerência de Gestão da Informação
Destinatário: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA - CHEFIA GABINETE
Envio: 10/12/2021
Objetivo: Encaminhado
Remetente: Gerência de Expediente Legislativo
Destinatário: Gerência de Gestão da Informação
Envio: 09/12/2021
Objetivo: Encaminhar à prefeitura
Remetente: Gerência de Expediente Legislativo
Destinatário: Presidência
Envio: 09/12/2021
Objetivo: Encaminhado
Resposta: 09/12/2021
Resultado: Deferido