Brasão

Câmara Municipal de Araraquara

Sino.Siave 8

Data: 22/09/2021

Protocolo: 07723/2021

Guichê: 58867 - 23/09/2021

Situação: Respondida

Regime: Ordinário

Autoria: JOÃO CLEMENTE

Assunto: Indica a pauta “Que fazer para gerar empregos no Brasil”: FEA – USP Estudos Avançados diversos Autores para conhecimento.

Texto: Apresentamos, muito respeitosamente, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, e às Ilustríssimas Secretarias, Coordenadorias e Gerências, a presente Indicação com vistas a indicar a pauta “Que fazer para gerar empregos no Brasil”: FEA – USP Estudos Avançados de diversos Autores, para conhecimento, objetivando agregar valor ao saber de referidos atores públicos municipais, com vistas à possibilidade de criação de novos postos de trabalho e emprego e geração de renda.

Justificativa: À guisa de fundamentações, a demanda “Que fazer para gerar empregos no Brasil” subsistirá enquanto não garantirmos pleno emprego à todos os brasileiros. Utopia? Talvez seja, mas mesmo sendo utopia esta possui sua utilidade, haja vista o legado de Thomas Morus (More) que há mais de 500 anos ainda nos inquieta, principalmente suas reflexões sobre o inatingível - na visão de ser interpretado como fonte de motivação – inspiração para nós que almejamos um mundo melhor para todos – avançando sempre. Eduardo Galeano, à luz de Fernando Birri, exemplifica sabiamente essa questão: “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”. Ainda, Mário Quintana, sacramenta: “Se as coisas são inatingíveis... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, se não fora A presença distante das estrelas”! Desse modo, Autores como José de Souza Martins, José Eli da Veiga, Walter Barelli, Claudio Salvadori Dedecca, Ignacy Sachs, Waldir Quadros, Clélio Campolina Diniz, Márcio Pochmann, Sergio Besserman, Luiz Marinho, examinam fatos históricos, como a tese de José de Souza Martins para os três tipos de desemprego, quais sejam, o desemprego herdado do passado, o desemprego industrial e o desemprego prospectivo das novas gerações; sintetizam ideias, como “voltar a crescer” desenvolvido por Walter Barelli; ou como Waldir Quadros que se mostra peremptório: "RETO E DIRETO: a pré-condição absoluta para se enfrentar efetivamente a problemática do desemprego assustador e da letargia na geração de novas oportunidades, é a retomada do crescimento econômico sustentado”. Em anexo e Fonte: https://www.scielo.br/j/ea/a/HcXvLfd5RvmhVW9gP6VBzzq/?lang=pt#


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Arquivo 1 .pdf 22/09/2021 301,6 KB

Tramitações

3

Remetente: Gerência de Gestão da Informação

Destinatário: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA - CHEFIA GABINETE

Envio: 23/09/2021

Objetivo: Encaminhado

Resposta: 10/11/2021

Resultado: Respondido

Documento vinculado: Resposta nº 1 à Indicação nº 4162/2021

2

Remetente: Gerência de Expediente Legislativo

Destinatário: Gerência de Gestão da Informação

Envio: 22/09/2021

Objetivo: Encaminhar à prefeitura

1

Remetente: Gerência de Expediente Legislativo

Destinatário: Presidência

Envio: 22/09/2021

Objetivo: Encaminhado

Resposta: 22/09/2021

Resultado: Deferido

Documentos Relacionados

Documento Data Assunto Arquivos
Resposta nº 1 à Indicação nº 4162/2021 10/11/2021 Indica a pauta “Que fazer para gerar empregos no Brasil”: FEA – USP Estudos Avançados diversos Autores para conhecimento.
Autoria: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA - CHEFIA GABINETE

Voltar