Brasão

Câmara Municipal de Araraquara

Consulta

Data: 07/10/2021

Protocolo: 08204/2021

Guichê: 63062 - 13/10/2021

Situação: Respondida

Regime: Ordinário

Autoria: FILIPA BRUNELLI

Assunto: Indica a criação de um programa de transferência de renda e inclusão social para jovens e adolescentes com transtornos de espectros autistas em situação de extrema vulnerabilidade social.

Texto: Indico ao Senhor Prefeito Municipal, a necessidade de entrar em entendimento com o departamento competente, no sentido de criar um programa de transferência de renda e inclusão social para jovens e adolescentes com transtornos de espectros autistas em situação de extrema vulnerabilidade social.

Justificativa: Tal pedido justifica-se pela necessidade de ofertar aos jovens e adolescentes com transtorno de espectros autistas, um programa adequado para atender as suas demandas e que os ajude a romper as barreiras do primeiro emprego e potencializar suas habilidades, de forma que através da socialização e aperfeiçoamento da comunicação, haja uma maior inclusão social desses indivíduos, ao mesmo tempo que com a transferência de renda ajude respaldar problemáticas sociais. O Transtorno do Espectro Autista é o nome dado ao distúrbio de neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamento repetitivos, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Sabemos hoje que existem diferentes manifestações de condição e que elas podem se apresentar de formar mais brandas até mais severas. Através de tratamentos e terapias comportamentais, é possível auxiliar os adolescentes e jovens com diagnóstico de autismo, a se desenvolverem e conviverem melhor com outras pessoas e ter mais autonomia em suas vidas e atividades diárias. Mas é imprescindível um esforço por parte do poder público em trabalhar a inclusão dessas pessoas, afim de conferir seu direito pleno a cidadania e a dignidade humana, no sentido de incluir estes que por vezes, são excluídos do convívio social. Infelizmente, pela falta de tratamento e terapia adequados, bem como pela falta de oportunidades, esses adolescentes e jovens sofrem com o preconceito da sociedade o que torna ainda mais difícil romper a barreira da comunicação e da socialização. Por essas razões, solicito que seja criado um projeto que atenda essas crianças e jovens, auxiliando-os no desenvolvimento e aprimoramento dessas áreas.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Arquivo 1 .pdf 07/10/2021 119,7 KB

Tramitações

3

Remetente: Gerência de Gestão da Informação

Destinatário: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA - CHEFIA GABINETE

Envio: 13/10/2021

Objetivo: Encaminhado

Resposta: 24/11/2021

Resultado: Respondido

Documento vinculado: Resposta nº 1 à Indicação nº 4394/2021

2

Remetente: Gerência de Expediente Legislativo

Destinatário: Gerência de Gestão da Informação

Envio: 08/10/2021

Objetivo: Encaminhar à prefeitura

1

Remetente: Gerência de Expediente Legislativo

Destinatário: Presidência

Envio: 08/10/2021

Objetivo: Encaminhado

Resposta: 08/10/2021

Resultado: Deferido

Documentos Relacionados

Documento Data Assunto Arquivos
Resposta nº 1 à Indicação nº 4394/2021 24/11/2021 Indica a criação de um programa de transferência de renda e inclusão social para jovens e adolescentes com transtornos de espectros autistas em situação de extrema vulnerabilidade social.
Autoria: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA - CHEFIA GABINETE

Voltar